Basilica portoghese

A BASÍLICA

logo Pantheon

A Basílica de Santa Maria ad Martyres

O Capítulo de Santa Maria ad Martyres dá as boas-vindas a este lugar extraordinário, que hoje constitui o monumento mais inigualável e mais bem preservado da antiga Roma, mas que também é um lugar sagrado para Deus, um lugar de recolhimento e de busca. Desde 609, a Basílica de Santa Maria ad Martyres, mais conhecida como o Panteão de Roma, é usada para o louvor a Deus, a oração pessoal e pública dos fiéis, e a celebração dominical da Eucaristia. Esperamos que esta visita seja para você um momento forte que lhe dê a oportunidade de, como turista, se tornar um peregrino.

Horários de funcionamento

La Basilica di Santa Maria ad Martyres, il Pantheon di Roma, è aperta tutti i giorni feriali dalle ore 9,00 alle ore 19,30.
A Basílica de Santa Maria ad Martyres, o Panteão de Roma, está aberta todos os dias da semana das 9h00 às 19h30. Aos domingos, das 9h00 às 18h00. Em feriados durante a semana, a Basílica permanece aberta das 9h00 às 13h00. Fica fechada nos dias: 1º de janeiro e 25 de dezembro.

Bilhete de entrada

Bilhete de entrada de € 5,00 a ser pago através da plataforma oficial do Ministério da Cultura ou no local. Devido à sua história singular, Roma abriga um patrimônio artístico único, que floresceu em grande parte no contexto da experiência da fé cristã, e a Cidade é um destino para peregrinações religiosas e recebe grandes fluxos turísticos. A Igreja de Roma, por meio de seus órgãos pastorais, também deve cuidar das pessoas que em Roma buscam testemunhos de beleza autêntica e de uma rica história com conotação cristã, mas que também é devedora a outras tradições e culturas.

A Diocese de Roma, portanto, considerando o valor universal e a singularidade da estrutura arquitetônica do Panteão, que ao longo dos séculos o tornaram um lugar de culto completamente único, necessariamente aberto a uma ampla fruição, incluindo estudiosos e pesquisadores, concordou com a introdução do bilhete de entrada, cujas receitas são repartidas entre o Ministério da Cultura e a própria Diocese da seguinte forma:

  • na medida de 70% em favor do Ministério, que se encarregará das despesas de manutenção ordinária e extraordinária e de limpeza, levando também em conta eventuais solicitações de intervenções que possam vir do Capítulo;
  • na medida de 30% em favor da Diocese de Roma para a realização de: atividades de caridade e culturais e de manutenção, conservação e restauração de igrejas de propriedade estatal presentes no território da Diocese de Roma.

Avisos. Para evitar longas filas do lado de fora do Panteão e aumentos ilícitos de preço, o Capítulo recomenda providenciar a compra do bilhete de entrada com antecedência na plataforma oficial do Ministério da Cultura ou procurar as agências de turismo habituais.

Vestuário

O vestuário dos visitantes deve ser sempre adequado e respeitoso ao local sagrado, inclusive para a fruição por parte dos visitantes fora dos horários reservados para o exercício do culto e das atividades religiosas.

Entrada para os fiéis

Oração pessoal Os peregrinos que desejarem entrar livremente para a oração nos horários de acesso com bilhete serão acomodados na Capela de inverno, devidamente escoltados e vigiados por uma unidade do corpo de assistência do Ministério. Se for um grupo de mais de 25 pessoas, deverão ser divididos em subgrupos. Celebrações religiosas e eventos pastorais de cunho artístico e cultural. A entrada para as celebrações e eventos pastorais de cunho artístico e cultural permanece sempre livre e gratuita. Será responsabilidade do Ministério fornecer informações adequadas aos visitantes sobre a suspensão das visitas turísticas durante as atividades religiosas e de culto, livremente programadas pelo Capítulo. Durante as atividades religiosas e de culto, as bilheterias internas do Panteão serão consideradas fechadas e os bilhetes não serão vendidos até o final do horário previsto para a atividade.

Turista - peregrino

Considerando que a Basílica do Panteão está normalmente aberta ao público, além do exercício do culto, também para a visita religiosa de peregrinos e visitantes, será responsabilidade do Capítulo dos Cônegos da Basílica organizar internamente todas as atividades pastorais de acolhimento e cuidado dos visitantes e desenvolver o projeto “De turista a peregrino”. O Capítulo disponibilizará aos peregrinos a possibilidade de usufruir, em plena liberdade, de uma série de subsídios pastorais que permitam conhecer e visitar o Panteão como um lugar de culto cristão. Os subsídios que serão disponibilizados não serão postos à venda; para eles será permitida apenas uma eventual oferta voluntária. As ofertas servem para o cuidado habitual do exercício do culto, para a atividade pastoral de acolhimento dos peregrinos e visitantes e para a cobertura das despesas pastorais e de caridade solidária do próprio Capítulo.

Capítulo dos Cônegos >

O que é e quais atividades realiza

Celebrações litúrgicas >

Eventos religiosos e horários das Missas